quarta-feira, 10 de março de 2010

Missa Tridentina - questões importantes (II)

Salve Maria!


Seguem abaixo duas respostas dadas pelo Card. Hoyos, então presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, a questões enviadas acerca da aplicação do Motu Proprio Summorum Pontificum.


Questão: É lícito referir-se à Carta “Quattuor abhinc annos”, para regular as questões atinentes à celebração da forma extraordinária do Rito Romano, isto é, segundo o Missal Romano de 1962?


Resposta: Evidentemente não. Porque, com a publicação do Motu ProprioSummorum Pontificum”, vieram a decair as prescrições para o uso do Missal de 1962 anteriormente emanadas da “Quattuor abhinc annos” e, sucessivamente, do Motu Proprio do Servo de Deus João Paulo II “Ecclesia Dei Adflicta”.

De fato, o mesmo “Summorum Pontificum”, ao final do art. 1, afirma explicitamente que: “as condições para o uso deste Missal estabelecidas pelos documentos anteriores “Quattuor abhinc annos” e “Ecclesia Dei” são substituídas”. O Motu Proprio enumera as novas condições.

Portanto, não se poderá mais referir às restrições estabelecidas por aqueles dois Documentos para a celebração segundo o Missal de 1962.



Questão: Quais são as diferenças substanciais entre o último Motu Proprio e os dois Documentos anteriores atinentes a esta matéria?


Resposta: A primeira diferença substancial é certamente aquela pela qual agora é lícito celebrar a Santa Missa segundo o Rito extraordinário, sem mais a necessidade de uma permissão especial, chamada “indulto”. O Santo Padre Bento XVI estabeleceu, de uma vez por todas, que o Rito Romano consta de duas Formas, às quais quis dar o nome de “Forma Ordinária” (a celebração do Novus Ordo, segundo o Missal de Paulo VI de 1970) e “Forma Extraordinária” (a celebração do Rito Gregoriano, segundo o Missal do B. João XXIII de 1962) e confirmou que este Missal de 1962 nunca foi revogado. Outra diferença é que nas Missas celebradas sem o povo, cada sacerdote católico de rito latino, seja secular, seja religioso, pode usar um ou outro Missal (art. 2). Além disso, nas Missas sem o povo ou com o povo, cabe ao pároco ou ao reitor da igreja onde se pretende celebrar, dar a licença a todos aqueles sacerdotes que apresentarem o “Celebret” dado pelo próprio Ordinário. Se estes negarem a permissão, o Bispo, conforme a norma do Motu Proprio, deve providenciar que seja concedida a permissão (cfr. art. 7).




Traduzido de http://www.clerus.org/clerus/dati/2008-10/24-20/castrillon_rispost.html



terça-feira, 9 de março de 2010

Missa Tridentina no Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, há Missa Tridentina nos seguintes locais:

Igreja S. Lazaro
Endereço: Rua dos Tamarindos,1216 - Conjunto Nova Natal / Lago Azul, Natal
Horários de Missa: Todos os domingos. Novena de Nossa Senhora nas quartas-feiras
Contato: (084) 96617294 ou (084) 99911018


Igreja Nossa Senhora do Rosário (link do mapa)

Endereço: Largo do Rosário, s/n - Cidade Alta, Natal
Horários de Missa: todos os domingos, às 09:00AM
Contato: (84) 3615-2800


Missa Tridentina em Pernambuco




A Missa Tridentina é celebrada no Estado de Pernambuco no seguinte local e horário:

Igreja Matriz de São Sebastião e São Cristóvão
Endereço: Rua Moacir Albuquerque, 198 - Imbiribeira
Horários de Missa: todos os domingos, às 11:00AM

Missa Tridentina no Ceará




No estado do Ceará há a Missa Tridentina no seguinte local e horário:

Paróquia São João Batista do Tauapé
Endereço: Rua Capitão Gustavo, 3940 - São João do Tauape
Horários de Missa: Todos os Domingos, às 10:30AM
Contato: (85) 3257-6797; 3257-6551; psjbtauape@hotmail.com

sábado, 6 de março de 2010

Reuniões suspensas!

Prezados irmãos, Salve Maria!

Informo que nossas reuniões foram suspensas por tempo indeterminado, pois o sacerdote responsável pelas mesmas disse que precisaria ter uma conversa com nosso bispo auxiliar antes de começarmos. Peço que continuem rezando e estudando.

Foi noticiado que em breve surgirão novas instruções da Santa Sé acerca da aplicação do Motu Proprio. Certamente as mesmas nos serão de grande valia.

Fiquem com Deus.

Locais de Missa Tridentina no Nordeste (clique sobre o estado desejado)